metropoles.com

Alcolumbre e André Mendonça juntos em Lisboa

Os dois participam, na capital portuguesa, do 9º Fórum Jurídico de Lisboa, evento promovido por um instituto do ministro Gilmar Mende

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Alcolumbre durante entrevista – Brasília(DF), 7/12/2019
1 de 1 Alcolumbre durante entrevista – Brasília(DF), 7/12/2019 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) e o ex-ministro André Mendonça, indicado do presidente Jair Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF), estão em Portugal desde o fim de semana para participar do mesmo evento: o 9º Fórum Jurídico de Lisboa.

A agenda acontece na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e é organizada pelo IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), instituição de ensino que tem o ministro do Supremo Gilmar Mendes como sócio.

Apesar de frequentarem os mesmos espaços durante o fórum, Alcolumbre e Mendonça não teriam conversado a sós sobre a sabatina do indicado ao STF no Senado, pelo menos até segunda-feira (15/11), segundo aliados e interlocutores de ambos.

O senador do DEM do Amapá, como a coluna vem mostrando, segura há quatro meses a sabatina de Mendonça na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. Por ser presidente do colegiado, Alcolumbre é quem tem a prerrogativa de marcar a data.

O parlamentar, contudo, já avisou a lideranças governistas que resiste ao nome de Mendonça, por avaliar que ele se uniria à ala punitivista do STF. Desde que Bolsonaro fez a iniciação, Alcolumbre recusa a se encontrar e até a atender ligação do indicado do presidente.

O senador e o ex-ministro viajaram a Lisboa a convite do IDP. Ambos participam de debates e palestras no fórum, que conta com a presença de outras autoridades brasileiras. A expectativa é de que eles voltem ao Brasil até quarta-feira (17/11).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?