metropoles.com

Alcolumbre falta à votação na CPMI de olho na sucessão de Pacheco

Membro da CPMI do 8 de Janeiro, Davi Alcolumbre faltou à votação do relatório final para não se indispor nem com governo, nem com oposição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (União-AP) - metrópoles
1 de 1 Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (União-AP) - metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Titular da CPMI do 8 de Janeiro, o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) faltou à última sessão do colegiado, na quarta-feira (18/10), quando o relatório final da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) foi aprovado.

A ausência não passou despercebida e foi vista como “estratégica”. Segundo aliados, Alcolumbre não compareceu à sessão de olho na sucessão de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à presidência do Senado, em 2025.

Ausente, o senador não precisou votar nem contra, nem a favor do relatório final. Dessa forma, evitou se indispor tanto com o governo, quanto com a oposição, de quem espera os votos para se eleger sucessor de Pacheco.

Os próprios parlamentares governistas já esperavam a ausência de Alcolumbre antes mesmo do início da votação. Segundo auxiliares, na hora da sessão, o senador estava em reuniões, em Brasilia, sobre a reforma tributária.

Alcolumbre se ausentou de quase todas as sessões da CPMI. Ele marcou presença apenas nos dias dos depoimentos do tenente-coronel Mauro Cid, do ex-ministro Anderson Torres e da policial militar Marcela Pinno.

O relatório de Eliziane, que pede o indiciamento de Jair Bolsonaro e diversos militares, foi aprovado na quarta por 20 votos a 11. O documento agora será agora encaminhado à PGR e ao STF, para eventuais medidas judiciais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?