metropoles.com

Alckmin vira ponte entre bolsonaristas e governo Lula

Geraldo Alckmin recebeu diversos governadores e parlamentares bolsonaritas ao longo de janeiro, em seu gabinete de vice-presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Alckmin e Ricardo Barros
1 de 1 Alckmin e Ricardo Barros - Foto: Reprodução/Instagram

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) atuou como uma das principais pontes entre políticos bolsonaristas e o governo Lula em janeiro, primeiro mês da gestão petista.

Levantamento feito pela coluna com base na agenda oficial de Alckmin revela encontros do vice com diversos governadores e parlamentares que eram alinhados a Jair Bolsonaro.

Na lista, está, por exemplo, uma reunião com Ricardo Barros (PP-PR), ex-líder do governo Bolsonaro na Câmara e atual secretário de Indústria e Comércio da gestão Ratinho Júnior (PSD) no Paraná.

O encontro aconteceu em 17 de janeiro, no gabinete de Alckmin na Vice-Presidência, no Palácio do Planalto. Segundo Barros, a conversa girou em torno de temas da área econômica.

“Falamos sobre o PADIS (Programa do governo federal de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores). Demanda da ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica)”, afirmou.

O ex-líder do governo Bolsonaro nega que tenha falado sobre política com o vice-presidente, que também é ministro da Indústria e Comércio. “Estava com representantes setoriais”, afirmou.

Governadores bolsonaristas

Outro bolsonarista recebido por Alckmin foi o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL). O encontro aconteceu em 26 de janeiro. Diferentemente de Barros, o governador não postou fotos da reunião nas redes sociais.

Um dia depois, Alckmin recebeu outro governador bolsonarista: Marcos Rocha (União Brasil), de Rondônia. A ex-deputada Mariana Carvalho (Republicanos-RO), que apoiou Bolsonaro na eleição, também participou da conversa.

Outro representante de governo estadual recebido por Alckmin foi o secretário da Casa Civil do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), Arthur Lima. A audiência aconteceu em 4 de janeiro no gabinete do vice, em Brasília.

Parlamentares

Na agenda de Alckmin constam ainda reuniões com diversos parlamentares de direita. Entre eles, os deputados Luiz Carlos Motta (PL-SP); Davi Soares (União Brasil-SP), filho do pastor R.R. Soares; e o senador Chico Rodrigues.

A audiência com Rodrigues ocorreu no dia 4 de janeiro. Dias depois, o senador, que foi flagrado pela Polícia Federal escondendo dinheiro na cueca em 2020, se filiou ao PSB, partido de Alckmin.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?