Alckmin recebe líderes do “blocão” articulado por Lira
Presidente da Repúlica em exercício, Geraldo Alckmin recebeu no Planalto as lideranças do maior bloco da Câmara articulado por Arthur Lira
atualizado
Compartilhar notícia
Presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB) recebeu na quarta-feira (12/3), no Palácio do Planalto, lideranças do novo bloco parlamentar articulado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
O encontro aconteceu no início da noite, pouco tempo depois de o bloco – que será o maior da Casa, com 173 deputados – ser oficializado pelos parlamentares na sede do Congresso Nacional.
Estiveram com Alckmin o líder do novo blocão, Felipe Carreras (PSB-PE), e os deputados André Figueiredo (PDT-CE), atual líder do PDT e futuro líder do grupo, e Félix Mendonça (PDT-BA).
Segundo os parlamentares, o encontro já estava marcado antes da formalização do bloco, mas acabou se tornando uma forma de o grupo fazer um aceno ao governo Lula.
A própria escolha de Carreiras e de Figueiredo para comandar o grupo nos dois primeiros anos foi uma estratégia para demonstrar alinhamento ao governo.
Reação de Lira
Como antecipou a coluna em março, Lira decidiu articular o novo bloco em reação ao blocão anunciado por MDB, PSD, Podemos, Republicanos e PSC e que era o maior da Câmara, com 142 deputados.
O pano de fundo dessa disputa é a sucessão de Lira no comando da Casa em 2025. O atual presidente da Câmara quer emplacar como seu sucessor o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA).
Do outro lado, o principal nome seria o do atual 1º vice-presidente da Câmara e presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP).
Como mostrou a coluna, o Planalto vê com bons olhos a divisão do Centrão em dois blocos diferentes na Câmara, porque dá ao governo difrentes frentes de interlocução.