Alckmin poderá perder Conselho da Amazônia para Marina Silva
Geraldo Alckmin e Marina Silva discutirão a transferência do Conselho da Amazônia da Vice-Presidência para o Ministério do Meio Ambiente
atualizado
Compartilhar notícia
Geraldo Alckmin e Marina Silva vão discutir, na próxima semana, a possibilidade de transferir o Conselho da Amazônia Legal da estrutura da Vice-Presidência para o Ministério do Meio Ambiente.
Aliados de Alckmin avaliam que o vice-presidente acumulará muitas funções, por também estar no comando do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior.
Já pessoas próximas a Marina ponderam os prós e contras da transferência. Eles avaliam que o Conselho da Amazônia está de fato mais alinhado com a agenda ambiental do ministério.
Por outro lado, no entanto, interlocutores da ministra consideram que a Vice-Presidência tem maior poder de articulação política com os governadores da Amazônia Legal.
O Conselho da Amazônia passou a ser subordinado à Vice-Presidência em 2020, quando o então presidente Jair Bolsonaro decidiu retirar o órgão do Meio Ambiente e restringir o diálogo com governadores.