metropoles.com

Alckmin janta com caciques do MDB e garante que Tebet será ministra

Geraldo Alckmin participou de jantar com parlamentares do MDB no qual os emedebistas discutiram os espaços que reivindicarão no governo Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vice-presidente eleito Geraldo Alckmin participou de jantar com parlamentares do MDB em Brasília
Reprodução
1 de 1 Reprodução - Foto: Vice-presidente eleito Geraldo Alckmin participou de jantar com parlamentares do MDB em Brasília

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), participou de um jantar das bancadas do MDB na Câmara e no Senado, nessa quarta-feira (14/12), em Brasília. O evento aconteceu na casa do ex-senador e deputado federal eleito Eunício Oliveira (MDB-CE).

Segundo relatos, Alckmin ficou até a meia noite no jantar, que se estendeu até 3 horas da manhã. Nas conversas, segundo relatos, o vice garantiu que Lula deverá nomear a senadora Simone Tebet (MDB-MS) com ministra, mas não disse para qual pasta.

Durante o evento, os emedebistas discutiram os espaços no governo que o partido cobrará de Lula. Ficou definido que a sigla reivindicará três ministérios: um para Tebet, que estava no encontro, um para a bancada na Câmara e outro para a bancada do Senado.

Na mira do MDB, estão pastas com capilaridade política, como os ministérios do Desenvolvimento Social (pasta preferida de Simone Tebet), da Saúde, Educação e Integração Nacional. Senadores também aceitariam o Ministério de Minas e Energia.

Para a vaga da Câmara, os nomes do MDB que desejam ser ministros são os de Eunício e o do deputado federal José Priante (PA), aliado do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). Do Senado, o nome de consenso é o do senador eleito Renan Filho (MDB-AL).

Tebet será cota do partido

Após a resistência inicial de emedebistas, que defendiam que Simone Tebet fosse considerada como “cota pessoal” de Lula, os parlamentares do MDB concordaram, no jantar, em chancelar o nome da senadora para um ministério como indicação do partido.

A decisão faz parte de um acordo dos caciques do MDB de apoiar a candidatura de Tebet à Presidência em 2026, quando Lula promete não ser mais candidato. O assunto foi discutido pelos emedebistas quando Alckmin já havia ido embora do jantar.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?