metropoles.com

Ala rebelde do PT prevê que 10 petistas votarão contra arcabouço

Deputados do PT que torcem o nariz para o novo arcabouço fiscal preveem votos de ao menos 10 parlamentares petistas contra o projeto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
lindbergh_abr
1 de 1 lindbergh_abr - Foto: Reprodução

Integrantes da ala rebelde do PT preveem que 10 dos 68 deputados federais petistas votarão contra o projeto do novo arcabouço fiscal na Câmara.

O discurso do grupo, que tem como um de seus principais expoentes o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), é de que o governo Lula caiu em “uma armadilha do Centrão”.

O principal ponto criticado pelo petistas rebeldes são os gatilhos. Em especial, o que impede a contratação de novos servidores públicos no caso de descumprimento da meta fiscal.

A alegação é que a regra proposta “não foi o projeto vencedor nas urnas” e que inviabilizará algumas promessas de campanha de Lula, como é o caso da reestruturação dos institutos federais.

Na visão desses parlamentares do PT, apenas os gastos com a Previdência e com os pisos de Saúde e Educação já serão suficientes para amarrar o governo, que precisaria de um “boom” na arrecadação federal para superar os limites de gastos impostos pelo novo arcabouço.

Lideranças do grupo dizem que estudam o que pode ser feito, já que o partido deve fechar questão a favor do projeto e não apresentar nenhuma emenda ao relatório do deputado Cláudio Cajado (PP-BA).

Sem preocupação

Aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), por sua vez, dizem não estar preocupados com o movimento dos petistas. Eles esperam que os caciques do PT resolvam as disputas internamente.

A previsão é que o plenário da Câmara vote nesta quarta-feira (17/5) o regime de urgência para tramitação da proposta. A votação do mérito deve ficar para a quarta-feira da próxima semana, dia 24 de maio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?