metropoles.com

AGU quer “implodir” PEC articulada por Campos Neto

Advocacia-Geral da União (AGU) avalia que PEC articulada por Campos Neto para ampliar autonomia do Banco Central é inconstitucional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Roberto Campos Neto - Metrópoles
1 de 1 Roberto Campos Neto - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Advocacia-Geral da União (AGU) pretende questionar a constitucionalidade da PEC defendida pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para ampliar a autonomia da instituição.

Pelo texto da proposta, o BC deixaria de ser uma autarquia federal com orçamento vinculado à União e passaria a ser uma empresa pública com autonomia financeira e orçamentária e poder de polícia.

A PEC foi apresentada por senadores no final de 2023, mas tem contado com articulação pessoal de Campos Neto junto ao Congresso Nacional para que seja aprovada.

“Essa PEC é um show de inconstitucionalidades. A AGU tende a implodir isso”, avaliou à coluna, sob reserva, uma influente fonte da pasta, que é responsável por orientar o governo no campo jurídico.

Segundo integrantes da AGU, a ideia de transformar o BC em uma empresa pública não combina com o esquema de atuação estatal da regulação. “Empresa estatal é para atuar na atividade econômica”, diz uma fonte.

Membros da cúpula da AGU ressaltam ainda que a competência para tratar da organização da administração pública é privativa do presidente da Repúblicaa, não podendo haver a discussão por iniciativa do Congresso.

Acordo com Haddad

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo publicada no sábado (2/3), Campos Neto disse que costura um acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para aprovar a PEC.

Segundo a reportagem, o presidente do BC e Haddad falaram sobre o tema na sexta-feira (1º/3). “Tentei dar conforto para ele, que o BC tem flexibilidade, que a gente pode discutir, que nada vai ser feito à revelia”, disse Campos Neto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?