AGU prepara operação contra fake news sobre vacinas
Procuradoria recém-criada pela AGU prepara operação para combater “grande caso” de desinformação sobre vacinas no Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
Vinculada à Advocacia-Geral da União (AGU), a Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia prepara grande operação de combate a fake news sobre vacinas, incluindo os imunizantes contra a Covid-19.
A apuração tem sido conduzida pela procuradoria, criada pela AGU no governo Lula, em parceria com o Ministério da Saúde. Segundo fontes a par do assunto, trata-se de um “grande caso” de “ecossistema de desinformação” sobre vacinas.
Nos últimos dias, membros da AGU cogitaram, inclusive, incluir Jair Bolsonaro na investigação por ter divulgado, no sábado (17/6), fake news de que vacinas contra Covid possuem “grafeno”, o que poderia afetar os testículos.
A procuradoria, no entanto, desistiu da ideia após Bolsonaro pedir publicamente desculpas pela declaração, dizendo ter sido um “equívoco”. “Mais uma vez lamento o falado e peço desculpas”, escreveu o ex-presidente nas redes sociais.