metropoles.com

AGU homenageia candidatos na Câmara, mas exclui favorito de Lira

AGU entregou medalha da “Ordem da Mérito” a candidatos à presidência da Câmara, mas deixou o favorito de Arthur Lira de fora de homenagem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Deputados recebem medalha da AGU
1 de 1 Deputados recebem medalha da AGU - Foto: Divulgação

A Advocacia-Geral da União (AGU) contemplou nessa quarta-feira (14/8) quase todos os princiais candidatos à sucessão de Arthur Lira na presidência Câmara com a medalha da Ordem do Mérito.

Um deles, porém, ficou de fora da condecoração: o deputado Elmar Nacimento (União-BA), apontado nos bastidores como o nome favorito de Lira para sucedê-lo no comando da Casa.

Em cerimônia na quarta, a AGU entregou a honraria a cinco deputados: Antonio Brito (PSD-BA), Isnaldo Bulhões (MDB-AL), Marcos Pereira (Republicanos-SP), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Túlio Gadêlha (Rede-PE).

Os cinco parlamentares foram agraciados com a medalha de “Grã-Cruz”, mais alto grau previsto. Há ainda outros dois graus da honraria: o de “Grande Oficial” e a de “Comendador”.

Dos cinco deputados, Brito e Marcos Pereira já foram citados pelo próprio Lira como os principais postulantes à sucessão na Câmara, juntamente com Elmar Nascimento.

O deputado baiano, no entanto, enfrenta resistência de alguns setores do governo, que preferem eleger um presidente da Câmara com maior proximidade com o Palácio do Planalto.

À coluna, integrantes da AGU afirmaram, sob reserva, que a exclusão de Elmar não foi proposital e não tem a ver com a disputa pela sucessão de Lira na Câmara, em fevereiro de 2025.

Auxiliares do ministro Jorge Messias, atual titular da AGU, afirmaram que ele se aproximou recentemente de Elmar e que, em 2025, certamente o deputado do União Brasil estará na lista de agraciados.

Medalha da AGU

A Ordem de Mérito da AGU foi criada em 2015 pela então presidente Dilma Rousseff. Na edição deste ano da honraria, foram agraciadas 124 personalidades com a medalha.

Dentre elas, estão a primeira-dama Rosangela da Silva, a Janja, e ministros do governo como Anielle Franco (Igualdade Racial), Silvio Almeida (Direitos Humanos), Luiz Marinho (Trabalho) e Cida Gonçalves (Mulheres).

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, e integrantes de tribunais superiores também estavam entre os homenageados, entre eles, os ministros do STF Edson Fachin e Flávio Dino.

Alexandre de Moraes recebeu a medalha na edição de 2023, entretanto, como não compareceu no ano passado, recebeu a honraria pessoalmente na quarta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?