Agro reclama que senador excluiu setor de audiência sobre biodiesel
Senador Veneziano Vital do Rêgo, relator do projeto sobre biodiesel, não convidou representantes do agro para audiência pública
atualizado
Compartilhar notícia
Uma audiência pública sobre o projeto do “Combustível do Futuro”, que regula o percentual de biodiesel permitido na mistura com diesel, virou motivo de reclamação de parlamentares ligados ao setor da agropecuária.
O motivo é que o relator do projeto, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), ligado ao setor do gás e da energia, não convidou para discutir o PL nenhum dos representantes do agro, principais interessados no tema.
No caso, Veneziano, que também é presidente da Frente de Energia, protocolou dois requerimentos pedindo audiências para discutir a matéria. Só que em nenhum deles figuram nomes ligados ao agro.
No caso, foram convidados representantes do:
- Ministério da Fazenda
- Ministério de Minas e Energia
- Petrobrás
- Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás — IBP
- Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes – Sindicom
- Confederação Nacional do Transporte – CNT
- Confederação Nacional da Indústria
- Associação Brasileira do Biogás — Abiogás
- Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado — ABEGÁS
- Associação Brasileira das Indústrias de Vidro
Como mostrou a coluna, o setor da agropecuária é um dos mais interessados. A ponto da relação com o governo Lula ter melhorado após o Palácio do Planalto trabalhar junto de lideranças do setor pela aprovação do PL na Câmara.
Já entre representantes do setor do gás, que tem ressalvas à proposta de aumentar o porcentual de biodiesel permitida no combustível tradicional, minimizam o conflito com o agro por causa da audiência pública.
A explicação é que a lista do relator no requerimento não é definitiva. E que senadores mais próximos da agropecuária podem e devem sugerir nomes do setor para discutirem o projeto nas audiências públicas.