Advogada de Bolsonaro anuncia ida à posse de Zanin no STF
Advogada de Jair Bolsonaro, Karina Kufa compartilhou convite recebido e confirmou presença na posse de Cristiano Zanin como ministro do STF
atualizado
Compartilhar notícia
A advogada Karina Kufa, que defende o ex-presidente Jair Bolsonaro em cerca de 50 processos, anunciou presença na posse de Cristiano Zanin como ministro do STF nesta quinta-feira (3/8).
Karina compartilhou o convite para a cerimônia em suas redes sociais e confirmou que estará presente na posse do primeiro ministro do Supremo indicado por Lula neste terceiro mandato presidencial.
Em entrevistas recentes, Karina chegou a defender a indicação de Zanin, que foi advogado de Lula na Lava Jato, para o Supremo. Para ela, a indicação é uma “prerrogativa do presidente” da República.
Segundo apurou a coluna, a advogada avisou Bolsonaro previamente tanto que declararia apoio à indicação de Zanin por Lula quanto que iria para a posse dele no Supremo.
Na conversa, Karina contou ao ex-presidente que é amiga da advogada Valeska Teixeira, esposa de Zanin. Bolsonaro, que não fez oposição pública à indicação do advogado de Lula, teria entendido.
Além de advogar para Bolsonaro, Karina foi uma das principais articuladoras da frustrada tentativa de criação do Aliança Pelo Brasil, partido de direita que seria comandado pelo ex-presidente.
Zanin no STF
Zanin chega ao Supremo na vaga deixada pelo agora ex-ministro Ricardo Lewandowski. Ele foi indicado por Lula em abril de 2023 e aprovado pelo Senado Federal no fim do mês de junho.
A expectativa é que aproximadamente 350 pessoas participem do ato no plenário do STF. Entre eles, Lula e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).