metropoles.com

A recomendação dos ruralistas ao governo Lula sobre o “PL do Veneno”

Senadores aliados e ruralistas já avisaram ao governo Lula que projeto que flexibiliza regras para agrotóxicos será aprovado no Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida do presidente Lula - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida do presidente Lula - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O governo Lula já foi avisado por senadores aliados que o projeto de lei que flexibiliza as regras para a entrada de agrotóxicos no Brasil, chamado de “PL do Veneno” por ambientalistas, será aprovado no Senado.

Ciente do cenário, o líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA), prometeu a ruralistas conversar com Lula e com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para definir como o governo se posicionará ante a proposta.

A recomendação de ruralistas é para o governo ter “cautela”, especialmente diante da relação estremecida entre Lula e o agronegócio, que culminou no “desconvite” para Fávaro participar da Agrishow, maior feira do setor no país.

Uma das sugestões dos ruralistas ao líder do governo foi para o Palácio do Planalto e o Ministério da Agricultura adotarem posição neutra, deixando as críticas ao projeto nas mãos da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

PL próximo de ser votado

O “PL do Veneno” altera as regras para aprovação e comercialização de agrotóxicos no Brasil. Em 2022, o projeto foi alvo de ambientalistas e artistas, que se manifestarem no Congresso Nacional.

Na ocasião, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se comprometeu a enviar o projeto para as comissões temáticas antes de levar o tema ao plenário da Casa.

Na segunda-feira (8/5), Pacheco enviou o PL à Comissão de Meio Ambiente do Senado. Trata-se da última etapa antes de a proposta ser votada em plenário, o que ainda não tem data exata para acontecer.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?