metropoles.com

A preocupação de Alexandre de Moraes com a minirreforma eleitoral

Em conversa com parlamentares que debatem minirreforma eleitoral, Alexandre de Moraes demonstrou preocupação em debate sobre federações

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Moraes Senado Do val Governo Alexandre de Moraes, ministro do STF Lula
1 de 1 Moraes Senado Do val Governo Alexandre de Moraes, ministro do STF Lula - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, recebeu na tarde de terça-feira (29/8) os parlamentares do grupo de trabalho que discute a toque de caixa uma minirreforma eleitoral para 2024. E demonstrou uma única preocupação.

Na reunião, após os deputados citarem que planejam modernizar os processos de federação partidárias, o presidente do TSE interveio para deixar claro que não se deve tentar retomar regras das antigas coligações.

Moraes foi tranquilizado por parlamentares, que explicaram que a ideia não é essa, mas fazer pequenos acertos, muitos já acertados por decisões do TSE. Por exemplo, deixar claro que punições anteriores à federação, impostas a um único partido, não atingem todas as siglas.

Os parlamentares também tranquilizaram o ministro de que não entrarão em temas polêmicos e que o GT deve votar apenas temas de consenso. Especialmente por causa do tempo exíguo.

Lideranças do Congresso admitem que a minirreforma não pode cair na armadilha de votar, por exemplo, nada relacionado a fake news, sob o risco de perder o prazo para apresentar um projeto, que tem de ser aprovado até o início de outubro para valer nas eleições do próximo ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?