A preocupação de Alexandre de Moraes com a minirreforma eleitoral
Em conversa com parlamentares que debatem minirreforma eleitoral, Alexandre de Moraes demonstrou preocupação em debate sobre federações
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, recebeu na tarde de terça-feira (29/8) os parlamentares do grupo de trabalho que discute a toque de caixa uma minirreforma eleitoral para 2024. E demonstrou uma única preocupação.
Na reunião, após os deputados citarem que planejam modernizar os processos de federação partidárias, o presidente do TSE interveio para deixar claro que não se deve tentar retomar regras das antigas coligações.
Moraes foi tranquilizado por parlamentares, que explicaram que a ideia não é essa, mas fazer pequenos acertos, muitos já acertados por decisões do TSE. Por exemplo, deixar claro que punições anteriores à federação, impostas a um único partido, não atingem todas as siglas.
Os parlamentares também tranquilizaram o ministro de que não entrarão em temas polêmicos e que o GT deve votar apenas temas de consenso. Especialmente por causa do tempo exíguo.
Lideranças do Congresso admitem que a minirreforma não pode cair na armadilha de votar, por exemplo, nada relacionado a fake news, sob o risco de perder o prazo para apresentar um projeto, que tem de ser aprovado até o início de outubro para valer nas eleições do próximo ano.