metropoles.com

A percepção de senadores sobre a quarentena eleitoral para juízes

Senadores não preveem tanta resistência na Casa à proposta, mas ponderam que pode não haver tempo hábil para aprovar toda reforma eleitoral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Senado Federal no final da votação da PL 2.108:2021, que revoga Lei de Segurança Nacional 4
1 de 1 Senado Federal no final da votação da PL 2.108:2021, que revoga Lei de Segurança Nacional 4 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A articulação de lideranças da oposição e do Centrão para aprovar, na Câmara, uma quarentena de cinco anos para juízes, militares e membros do Ministério Público disputarem eleições não foi combinada, até agora, com o Senado.

Senadores de partidos de centro e de oposição ouvidos pela coluna dizem desconhecer o texto da reforma eleitoral que deve ir à votação no plenário da Câmara na próxima quinta-feira (2/9).

Apesar disso, esses parlamentares não preveem tanta resistência na Casa à quarentena. A previsão é que as críticas à proposta deverão se concentrar no grupo conhecido como “Muda, Senado”.

Com cerca de 15 dos 81 senadores, o bloco tem muitos parlamentares que são entusiastas de uma eventual candidatura em 2022 do ex-juiz Sergio Moro, que seria atingido pelo artigo da quarentena.

Tempo

Mesmo prevendo pouca resistência à quarentena, senadores ponderam que será difícil conseguir aprovar toda a reforma eleitoral, que prevê uma série de outras mudanças, a tempo de ela valer para o pleito de 2022.

Para ser aplicado no pleito do próximo ano, o projeto de lei complementar da reforma precisa ser aprovado na Câmara e no Senado até 2 de outubro, quando faltará um ano para a eleição.

A interlocutores, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), tem evitado emitir opiniões sobre o tema. A quem lhe pergunta, responde ainda não ter conversado com os senadores sobre o assunto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?