metropoles.com

A pedido de bolsonarista, TCU fará auditoria em presentes de Lula

Deputado federal bolsonarista pediu ao TCU auditoria em presentes e brindes recebidos pelo presidente Lula em 2023 até agora

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
TCU Parte externa do Tribunal de Contas da União PCC - Metrópoles
1 de 1 TCU Parte externa do Tribunal de Contas da União PCC - Metrópoles - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

A pedido de um deputado federal bolsonarista, o Tribunal de Contas da União (TCU) realizará uma auditoria sobre os presentes recebidos pelo presidente Lula em 2023 até o momento.

A solicitação foi feita à Corte de Contas pelo deputado federal Junio Amaral (PL-MG), por meio de um requerimento aprovado pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara.

No documento, o parlamentar pede a realização de auditoria patrimonial “com o objetivo de apurar a legalidade no recebimento, registro e destinação dos objetos tratados como presentes e brindes pela Presidência da República, no ano de 2023, bem como a conformidade de todos os procedimentos adotados com o disposto no Código de Conduta da Alta Administração Federal.”

Em despacho assinado nesse sábado (5/8), a presidência do TCU encaminhou o pedido para a Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex) abrir o processo e iniciar as diligências necessárias.

“Considerando que, consoante o disposto no art. 5o, inciso I, da Resolução- TCU no 215/2008, a Solicitação do Congresso Nacional tem natureza urgente e tramitação preferencial, encaminhem-se estes autos à Segecex, para adoção das providências pertinentes, com a devida urgência que o caso requer.”, diz o despacho, ao qual a coluna teve acesso.

Segundo fontes do TCU, por se tratar de uma solicitação oficial oriunda do Congresso Nacional, o tribunal é obrigado a cumprir. O ministro relator do caso deve ser sorteado nos próximos dias.

Outras auditorias

Essa será a segunda auditoria feita pelo TCU em presentes de Lula. Em 2016, a Corte de Contas auditou presentes recebidos pelo petista em seus dois primeiros mandatos à frente do Palácio do Planalto.

À época, o tribunal ordenou que alguns presentes e documentos oficiais que haviam sido incorporados por Lula ao acervo pessoal do petista fossem devolvidos para o patrimônio da União.

O TCU, vale lembrar, também vem fazendo uma auditoria sobre os presentes recebidos por Jair Bolsonaro. A conclusão do processo estava prevista para junho, mas foi adiada sem data definida.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?