metropoles.com

A influência de Gleisi Hoffmann nas críticas de Lula ao Banco Central

Presidente do PT, Gleisi Hoffmann ajudou a traçar a estratégia de Lula de criticar o Banco Central para que a instituição baixe os juros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Gleisi Hoffmann Igo Estrela/Metrópoles
1 de 1 Gleisi Hoffmann Igo Estrela/Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Mesmo sem cargo no governo, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, continua sendo uma das principais conselheiras política de Lula.

A petista teve influência direta, por exemplo, na estratégia de Lula de criticar o Banco Central para pressionar a instituição a baixar a taxa de juros.

Lula e Gleisi têm reuniões semanais no Palácio do Planalto. Também conversam frequentemente por telefone sempre que possível.

Como noticiou a coluna, ministros do Planalto e dirigentes do PT avaliam que os primeiros efeitos da pressão de Lula sobre o BC já começam a aparecer.

Um deles teria sido a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que manteve a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano.

O próprio ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que o texto era mais “amigável”. O objetivo, porém, é manter a pressão sobre o BC até que a taxa reduza de fato.

“Impressionante como querem censurar Lula de falar sobre juros e BC. Ele nunca teve como prioridade mexer com BC, mas não pode se calar diante de um juro criminoso, que não encontra justificativa na realidade econômica brasileira. Essa parece a última trincheira do bolsonarismo no poder”, disse a presidente do PT no Twitter, na última segunda-feira (6/2).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?