A fala de Biden a Bolsonaro que o Planalto mais comemorou
Auxiliares do presidente brasileiro destacam elogio de Biden à proteção da Amazônia e promessa de ajuda financeira para floresta
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar do tom protocolar do presidente americano, ministros e assessores do Palácio do Planalto classificaram como “muito boa” a reunião bilateral entre o presidente Jair Bolsonaro e Joe Biden, nessa quinta-feira (9/6), durante a Cúpula das Américas, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Uma declaração de Biden em especial foi bastante comemorada no Planalto: a de que o Brasil tem feito um bom trabalho para proteger a Amazônia e de que “o resto do mundo” deve “ajudar a financiar” a proteção da floresta.
Biden diz para Bolsonaro que Brasil tem “fortes instituições eleitorais” e cita financiamento internacional para proteger a Amazônia.
“Estou ansioso para ouvir o que você tem em mente”, concluiu o presidente americano.
Leia: https://t.co/n8eAk3jNel
Tradução: @SamPancher pic.twitter.com/IluIDkT7Fa
— Metrópoles (@Metropoles) June 10, 2022
Auxiliares do Bolsonaro argumentam que uma declaração dessas partindo do presidente dos Estados Unidos é “muito boa” para Bolsonaro, na medida em que o desmatamento na Amazônia é um dos pontos em que o atual governo é mais criticado no exterior.
A ideia de auxiliares do chefe do Planalto é usar essa fala de Biden, que foi gravada pela imprensa, para defender o presidente brasileiro das críticas que sofre pelo crescimento do desmatamento na Amazônia. Sobretudo durante a campanha eleitoral deste ano.
A fala de Biden ainda ocorre tendo como plano de fundo a série de protestos pelo mundo questionando o desaparecimento na região do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira.