A estratégia do MBL para as eleições de 2026
MBL quer conseguir o registro do “Missão”, partido fundado pelo grupo, em 2025 e já tem estratégia definida para as eleições gerais de 2026
atualizado
Compartilhar notícia
Líderes do Movimento Brasil Livre (MBL) dizem já ter uma estratégia definida para as eleições de 2026, quando esperam que o “Missão“, partido fundado por eles, esteja oficialmente registrado na Justiça Eleitoral.
O foco do MBL, dizem, será lançar as principais lideranças do grupo como candidatos à Câmara dos Deputados, incluindo membros do movimento que conquistaram mandatos nas eleições municipais de 2024.
O objetivo é fazer com que o Missão ultrapasse a cláusula de barreira e consiga uma bancada de deputados que permita ao novo partido ter direito ao fundo eleitoral e a tempo de televisão em eleições futuras.
MBL também lançará candidato a presidente
O MBL também planeja lançar um candidato à Presidência da República. Embora reconheçam não ter grandes chances, a intenção é ter um nome que funcione como puxador de votos para os candidatos a deputado.
Ainda não há um candidato definido, mas o objetivo é lançar um nome que consiga ao menos atingir 5% nas pesquisas, o que permitiria a participação nos debates televisivos.
A expectativa do MBL é que o partido seja oficializado pelo TSE no primeiro semestre de 2025. A Corte já validou cerca de 185 mil assinaturas das 600 mil necessárias para o registro de um partido no Brasil.