metropoles.com

A estratégia de Lula ao sinalizar que pode indicar uma mulher ao STF

Presidente Lula tem uma estratégia ao propagar, por meio de aliados, que considera indicar uma mulher para a vaga de Rosa Weber no STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Presidente STF Carmen Lúcia e o presidente do STF - metrópoles
1 de 1 Presidente STF Carmen Lúcia e o presidente do STF - metrópoles - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O presidente Lula passou a sinalizar nos últimos dias, por meio de aliados e interlocutores, que considera indicar uma mulher para a vaga da ministra Rosa Weber no STF.

Segundo aliados, trata-se de uma estratégia do petista para reduzir a pressão que vem sofrendo de setores do governo, do Judiciário e da sociedade civil para indicar uma mulher para a Corte.

Apesar da estratégia, auxiliares presidenciais garantem que o principal critério para a escolha de Lula ao Supremo não será o gênero, mas, sim, o “critério Cristiano Zanin“.

Ou seja, o escolhido será aquele que tenha uma relação direta e de confiança com o petista, assim como tem Zanin, primeiro indicado pelo petista ao STF nesse terceiro mandato.

Prova disso, ressaltam aliados e auxiliares de Lula, é que o presidente até o momento evitou assumir um compromisso público de indicar uma mulher para a vaga de Rosa Weber.

Cotadas

Atualmente há pelo menos quatro mulheres na lista de cotados para o STF: a ministra do STJ Regina Helena Costa, a desembargadora do TRF-2 Simone Schreiber e as advogadas Vera Lúcia Santana e Dora Cavalcanti.

Rosa Weber se aposentará no final de setembro. Como noticiou a coluna, antes de decidir o susbtituto da ministra, Lula pretende definir o sucessor de Augusto Aras na Procuradoria-Geral da República (PGR).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?