metropoles.com

A estratégia de Bolsonaro para “forçar” mudança de preços da Petrobras

Presidente da República foi aconselhado por auxiliares a defender mais vezes a privatização da petrolífera publicamente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte Metrópoles
Bolsonaro Petrobras
1 de 1 Bolsonaro Petrobras - Foto: Arte Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro foi aconselhado por auxiliares a defender mais vezes a privatização da Petrobras publicamente. O objetivo, segundo fontes do Palácio do Planalto, será “forçar” uma discussão sobre a mudança na política de preços de combustíveis da petrolífera.

A orientação é para que Bolsonaro sustente o discurso de que sempre enxergou empresas estatais como um problema. A exceção seriam aquelas que “cumprem uma função social” estratégica, como deveria ser o caso da Petrobras, na avaliação do presidente da República.

Sob esse ponto de vista, Bolsonaro foi aconselhado a argumentar que a petrolífera deixa de cumprir sua função social ao manter a política de reajustar o preço dos combustíveis conforme a cotação internacional do barril de petróleo e do câmbio. Por isso, não faria sentido manter a Petrobras como estatal.

Bolsonaro já deu início a essa estratégia em entrevista a uma emissora de TV nessa quarta-feira (16/3). “Sou cobrado pelo preço do combustível, mas não tenho poder nenhum sobre a Petrobras. Por mim, privatizava a Petrobras hoje para me livrar desse problema“, afirmou o presidente.

A avaliação de auxiliares de Bolsonaro é de que, ao falar mais vezes sobre a privatização da petrolífera, o chefe do Planalto “forçará” a discussão não só no governo e no Congresso Nacional, como na própria sociedade como um todo, sobre a importância de se alterar a política de preços de combustíveis.

Oficialmente chamada de Preço de Paridade de Importação (PPI), a atual política de preços da Petrobras começou a ser adotada no Brasil em 2016, no início do governo Michel Temer (MDB). Até então, nos governos do PT, os preços eram controlados pelo governo federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?