metropoles.com

A condição de Lula para tirar Alckmin do MDIC

Presidente Lula tem colocado uma condição para tirar seu vice-presidente, Geraldo Alckmin, do comando do Ministério da Indústria e Comércio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Presidência da República
Imagem colorida do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin caminhando no Palácio da Alvorada - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin caminhando no Palácio da Alvorada - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Lula deixou claro a auxiliares que só tirará Geraldo Alckmin do Ministério da Indústria e Comércio (MDIC) com uma condição: que a iniciativa de deixar o posto parta do próprio vice-presidente.

A avaliação de ministros do núcleo duro do Palácio do Planalto é que mexer com o vice-presidente é sempre um movimento bastante delicado e que pode provocar fissuras na relação com o presidente.

Nos últimos dias, integrantes do Planalto mandaram uma série de recados a Alckmin de que o MDIC poderia entrar na reforma ministerial que abrirá novos espaços para o Centrão no governo.

O discurso era o de que Lula terá uma cirurgia e muitas viagens internacionais nos próximos meses, o que forçará Alckmin a assumir a Presidência da República por diversos períodos.

Apesar dos recados do entorno de Lula, auxiliares presidenciais afirmam que o vice-presidente ainda não deu sinais claros de que toparia cortar na própria carne para ajudar o governo.

Nesse cenário, uma das alternativas avaliadas por integrantes do Planalto seria manter Alckmin ministro, mas transferi-lo do MDIC para o Ministério da Defesa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?