metropoles.com

A autocrítica de Carlos França sobre a PEC que politiza embaixadas

Chanceler tem admitido nos bastidores que poderia ter atuado de forma mais contundente para barrar a proposta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Roque de Sá/Agência Senado
Carlos França, ministro das Relações Exteriores, em sessão no Senado. Ele discursa e faz gesto com a mão - Metrópoles
1 de 1 Carlos França, ministro das Relações Exteriores, em sessão no Senado. Ele discursa e faz gesto com a mão - Metrópoles - Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, tem feito uma autocrítica, nos bastidores, sobre sua atuação para evitar a aprovação da PEC que permite deputados federais e senadores assumirem o comando de embaixadas sem precisar renunciar a seus mandatos.

A interlocutores e colegas de Itamaraty, o chanceler brasileiro admite que poderia ter atuado de forma mais contundente contra a proposta. França tem dito se considerar um bom diplomata, mas admite que precisa melhorar sua capacidade de articulação política.

O ministro foi alvo de duras críticas entre colegas de Itamaraty por só ter entrado em campo para evitar a aprovação da PEC quando ela já estava prestes a ser votada no Senado. E, mesmo quando entrou, teve atuação discreta, limitando-se a emitir uma nota na qual se posicionava contra a matéria.

A articulação para barrar a proposta acabou sendo liderada mesmo por integrantes das associações de diplomatas. Esses iniciaram um forte corpo-a-corpo com senadores e deputados federais desde que a PEC foi apresentada, ainda em outubro do ano passado.

A “sorte” de França foi que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o autor da proposta, senador Davi Alcolumbre (União-AP), decidiram recuar e adiar a votação. Segundo interlocutores de Pacheco, a PEC só deve ser votada agora após as eleições de outubro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?