metropoles.com

A aposta no TCU para o recurso de Janot e Dallagnol

Ex-procuradores Rodrigo Janot e Deltan Dallagnol pretendem recorrer da decisão da 2ª Câmara do TCU que os condenou nesta terça-feira (9/8)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
TCU Parte externa do Tribunal de Contas da União PCC - Metrópoles
1 de 1 TCU Parte externa do Tribunal de Contas da União PCC - Metrópoles - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Os ex-procuradores Rodrigo JanotDeltan Dallagnol e João Romão decidiram recorrer da decisão da 2ª Câmara Ordinária do TCU que os condenou, nesta terça-feira (9/8), a devolverem R$ 2,8 milhões aos cofres públicos por gastos realizados durante a Operação Lava Jato, da qual eram integrantes.

A aposta, sobretudo de Janot e de Dallagnol, é que o recurso terá efeito suspensivo, ou seja, de suspender a decisão até que haja um novo julgamento. Na avaliação dos ex-procuradores, isso deve manter os direitos políticos deles, permitindo que disputem as eleições de outubro deste ano.

Ministros do TCU avaliam, porém, serem remotas as chances de a Corte reverter a decisão. Eles explicam que, para ter o efeito suspensivo, o caminho seria um “recurso de reconsideração”. Esse tipo de recurso deve ser apresentado à própria 2ª Turma, que condenou os três ex-procuradores por unanimidade nesta terça.

Caso optem por esse caminho, ministro do tribunal ressaltaram à coluna que o efeito suspensivo só entra em vigor após o relator escolhido na 2ª Turma despachar o recurso. Isso abre margem para que o relator demore na análise do efeito suspensivo, para evitar que Janot e Dallagnol disputem as eleições.

A outra opção de recurso seria o “de revisão” e deve ser protocolada no plenário do tribunak. Nesse caso, fontes da área técnica do TCU ressaltam que, segundo o artigo 288 do regimento interno da Corte, esse tipo de recurso não teria o efeito suspensivo desejado e só poderia ser protocolado uma vez no prazo de cinco anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?