metropoles.com

A aposta da ala garantista do STF para o julgamento de Daniel Silveira

Ministros do Supremo que têm perfil mais “garantista” não acreditam que haverá pedido de vista para suspender o julgamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Estátua com venda nos olhos
1 de 1 Estátua com venda nos olhos - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Ministros da ala garantista do STF acreditam que o julgamento da ação penal contra o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), marcado para esta quarta-feira (20/4), será concluído sem pedido de vista.

A aposta entre esses magistrados é de que a ampla maioria dos 11 integrantes da Corte votará para condenar o parlamentar bolsonarista por ataques a ministros do Supremo, o que tornará Silveira inelegível.

A previsão desses ministros vai na direção oposta à de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que, nos últimos dias, passaram a apostar num possível pedido de vista para adiar a condenação do deputado.

A aposta de bolsonaristas o é de que esse pedido pode vir dos ministros André Mendonça ou Kassio Nunes Marques, ambos indicados ao Supremo pelo atual presidente da República.

Caso isso aconteça, o julgamento será interrompido, o que pode adiar a condenação de Daniel Silveira para depois das eleições de outubro. Com isso, o parlamentar estaria apto a disputar o pleito.

Antecipar votos

Caso suas previsões não se confirmem e um haja pedido de vista, ministros da ala garantista pretendem antecipar seus votos. Isso apenas para marcar posição, uma vez que o julgamento continuaria suspenso de qualquer jeito.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?