metropoles.com

Após mudar de juiz, 13ª Vara de Curitiba deve perder Lava Jato

TRF-4 e Corregedoria Nacional de Justiça avaliam tirar Lava Jato da 13ª Vara Federal de Curitiba e redistribuir casos para outras varas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MICHAEL MELO/METRÓPOLES
TRf-4
1 de 1 TRf-4 - Foto: MICHAEL MELO/METRÓPOLES

Desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) avaliam tirar a Lava Jato da 13ª Vara Federal de Curitiba e redistribuir os casos da operação para outras varas federais criminais.

A alteração faz parte de uma mudança de competência da 13ª Vara Federal que vem sendo discutida pelos desembargadores do tribunal e pela Corregedoria Nacional de Justiça.

O tema já teria sido, inclusive, discutido pelo desembargador Fernando Quadros, que tomará posse como novo presidente do TRF-4 na sexta-feira (23/6), com o corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão.

Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Salomão tem coordenado uma auditoria na 13ª Vara e no TRF-4, após juiz Eduardo Appio, então titular, ser afastado por supostas irregularidades.

Segundo integrantes do tribunal, a ideia é aguardar o fim da inspeção feita pela Corregedoria para bater o martelo sobre a nova competência da 13ª Vara e para que outras varas os casos da Lava Jato serão transferidos.

Para fazer essas mudanças, será necessário aval do conselho de administração do TRF-4. O colegiado é composto por apenas cinco dos 39 desembargadores do tribunal.

Mudança de juiz titular

Nesta segunda-feira (19/6), a Justiça Federal do Paraná anunciou mudança no juiz responsável para 13ª Vara. Saiu Gabriela Hardt e entrou Fábio Nunes de Martino, egresso da 1ª Vara Federal de Ponta Grossa (PR).

Alinhada ao ex-juiz e atual senador Sergio Moro, Gabriela tinha pedido, em 26 de maio, transferência para uma vara em Florianópolis. A solicitação, contudo, havia sido negada pelo TRF-4.

Agora aprovada, a mudança de juiz titular, segundo fontes do TRF-4 e da Corregedoria Nacional de Justiça, já faria parte desse processo de mudança na competência da 13ª Vara de Curitiba.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?