metropoles.com

PEC da Anistia: Zanin ouvirá movimento negro, diz ativista

Cristiano Zanin é o relator de um pedido de suspensão da proposta que perdoa partidos políticos que descumpriram cotas em candidaturas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Cristiano Zanin ministro STF durante sessão invasão e depredação 8 de janeiro - Metrópoles
1 de 1 Cristiano Zanin ministro STF durante sessão invasão e depredação 8 de janeiro - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O diretor-executivo da Educafro, Frei David, afirmou nesta terça-feira (3/9) que o ministro do STF Cristiano Zanin se reunirá nos próximos dias com entidades do movimento negro antes de decidir sobre o pedido de suspensão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Anistia. A proposta, aprovada pelo Congresso no mês passado, perdoa partidos políticos que descumpriram cotas para candidaturas de mulheres e pessoas negras.

“O ministro Zanin aceitou nossa proposta de receber dez entidades da comunidade afro-brasileira, assim como ele receberá os partidos políticos. Ele me pediu para marcar com seu chefe de gabinete”, afirmou Frei David à coluna. Nesta terça-feira (3/9), Zanin receberá presidentes dos seguintes partidos: PT, PSB, PSD, PSDB, PRD e Solidariedade.

O processo relatado pelo ministro foi apresentado no último dia 26 pela Federação Nacional das Associações Quilombolas (Fenaq) e pela Rede. As entidades pediram a suspensão da PEC até o julgamento da ação judicial.

Segundo as organizações, a anistia a partidos políticos causará um retrocesso na participação política de pessoas negras e mulheres, grupos historicamente sub-representados em cargos públicos. Mulheres são 51% da população, mas há apenas 16% de vereadoras no país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?