metropoles.com

Youtuber que ameaçou Lula está há mais de um ano em prisão preventiva

Alexandre de Moraes manteve prisão preventiva de youtuber bolsonarista que ameaçou ministros do STF e disse que ia “caçar” Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
ivan papo reto
1 de 1 ivan papo reto - Foto: Reprodução

O youtuber Ivan Rejane Fonte Boa Pinto está há mais de um ano preso preventivamente por ameaças ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Conhecido como Terapeuta Papo Reto ou Ivan Papo Reto, ele tinha um canal no YouTube com 7,5 mil inscritos. No vídeo que o levou à prisão em 22 de julho de 2022, ele diz que vai “pendurar de cabeça para baixo” ministros do STF e faz ameaças a Lula, Gleisi Hoffmann (PT) e Marcelo Freixo (PSB).

Alexandre de Moraes determinou a prisão, naquele momento, no contexto de preocupação com ameaças à ordem democrática em atos  que aconteceriam no 7 de setembro (do ano passado).

A prisão preventiva tem prazo de 90 dias. Depois disso, precisa ser reavaliada para saber se os requisitos, como materialidade e indício de autoria do crime, perigo em deixar o suspeito solto, continuam valendo.

Alexandre de Moraes manteve o youtuber preso em decisões de 16 de fevereiro e de 29 de junho deste ano. Ivan está no Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem (MG).

Em 29 de agosto, o ministro atendeu a um pedido do youtuber para trabalhar na penitenciária em que se encontra. Antes disso, a defesa de Ivan já havia acionado o STF para reclamar das condições de alimentação e saídas de sol, o que fez com que Moraes pedisse informações ao diretor da instituição.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?