metropoles.com

YouTube removeu 383 mil vídeos no Brasil de abril a junho

Brasil foi o quarto país com mais remoções; ao todo, YouTube excluiu 7,4 milhões de gravações globalmente de abril a junho deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
youtube aplicativo celular
1 de 1 youtube aplicativo celular - Foto: Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

O YouTube removeu 383 mil vídeos no Brasil durante o segundo semestre deste ano, afirmou um comunicado da empresa divulgado nesta quarta-feira (20/9). O Brasil foi o quarto país do mundo com mais remoções. Globalmente, 7,4 milhões de vídeos foram retirados do ar no período.

A Índia liderou o ranking de remoções, com 2,1 milhões. Em seguida, estão Estados Unidos (1,3 milhão); Rússia (571 mil); Brasil (383 mil); e Indonésia (332 mil). De abril a junho, foram apagados 14 milhões de canais e 752 milhões de comentários.

A maior parte dos materiais excluídos do YouTube por violarem as regras da plataforma trazia conteúdos sensíveis à segurança infantil. Foi o caso de 2,5 milhões de conteúdos, ou 34% do total. Atos perigosos ou nocivos foram a segunda categoria mais recorrente, com 1,2 milhão de vídeos, o equivalente a 17%.

Spam, conteúdo enganoso e golpes foram 964 mil, ou 13% do total removido. Conteúdo violento ou explícito, com 946 mil, uma fatia de 13%, e nudez ou conteúdo sexual, com 746 mil, ou 10%, completaram a tabela. No trimestre, 78 mil vídeos foram apagados por causa de desinformação, o que representa 1% do montante.

Nove a cada dez vídeos foram removidos automaticamente, o que totaliza 6,8 milhões. Isso fez com que 40% das gravações vetadas de abril a junho não recebessem nenhuma visualização. Outros 33% tiveram até dez visualizações. Só 27% foram vistos mais de dez vezes antes da exclusão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?