XP não contratará pesquisas de campanhas municipais
Em 2022, XP foi alvo de bolsonaristas irritados por Jair Bolsonaro aparecer atrás de Lula nas pesquisas encomendadas pela empresa
atualizado
Compartilhar notícia
A XP Investimentos não contratará pesquisas eleitorais das campanhas municipais neste ano. Em 2022, a empresa foi alvo de bolsonaristas irritados por Jair Bolsonaro aparecer atrás de Lula nas pesquisas encomendadas pela companhia.
Além de evitar uma possível nova crise, a empresa avalia que as eleições municipais têm impacto ínfimo no mercado financeiro.
Ainda não há definição para as eleições presidenciais de 2026. O modelo inaugurado pela XP, de uma instituição financeira financiar institutos de pesquisa, expandiu-se e tem sido adotado por concorrentes.
Na eleição de 2022, quando os levantamentos XP/Ipespe mostravam Lula à frente do então presidente Bolsonaro, um importante empresário do setor de tecidos fez questão de divulgar que tinha cancelado sua conta na empresa. Telefonou para seu corretor e disse que perdera a confiança na XP, como informou a coluna. Bolsonaristas comemoraram as quedas de ação da XP na Bolsa de Valores de Nova York nessa época.