“Xamã do Capitólio” brasileiro foi candidato no RJ e teve 228 votos
Em 2020, sósia do Xamã do QAnon, que estava ao lado de Daniel Silveira nesse 1º de maio, foi candidato a vereador em Niterói, no RJ
atualizado
Compartilhar notícia
O “Xamã do Capitólio” versão brasileira, que estava ao lado de Daniel Silveira nas manifestações a favor de Jair Bolsonaro neste domingo (1º/5), foi candidato a vereador em 2020 e recebeu apenas 228 votos. Julio Monteiro, o xamã brasileiro, diz em suas redes que será um “grande político”.
Monteiro foi candidato a vereador por Niterói, cidade na região metropolitana do Rio de Janeiro. Na época, o aspirante a político não se vestia como Jacob Angeli, o xamã original do QAnon, movimento de extrema direita baseado em teorias de conspiração, e que foi preso pela invasão ao Congresso Nacional americano em janeiro de 2021, após a derrota de Donald Trump.
Professor de inglês, Monteiro subiu no carro de som ao lado de Silveira e do deputado Carlos Jordy com uma placa de rua do parlamentar condenado recentemente pelo STF, em alusão à placa com o nome de Marielle Franco, que Silveira quebrou durante um ato de campanha em 2018.
Durante a manifestação deste domingo, Monteiro foi elogiado pelos parlamentares presentes por estar vestido de sósia daquele que foi classificado por promotores americanos como “símbolo de uma multidão bárbara“.
Disse o deputado estadual Rodrigo Amorim sobre Monteiro:
“Esse aqui é branco mesmo, não é como uns aí que fingem ser de verdade”, seja lá o que isso significa.
A presença de um sósia do Xamã do QAnon acende um alerta sobre os planos de bolsonaristas para as eleições de 2022. Alguns parlamentares da base do presidente acreditam que é possível que haja uma invasão ao Congresso Nacional, como a que ocorreu nos Estados Unidos, se Jair Bolsonaro não vencer o pleito.