metropoles.com

Xadrez para emplacar ministeriáveis provoca atritos dentro do PSB

Movimentos independentes de lideranças que almejam ministérios e demandas da bancada por cargos aproximam o PSB de mais uma crise

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Metrópoles
Lula e Alckmin na convenção do PSB
1 de 1 Lula e Alckmin na convenção do PSB - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

O PSB se aproxima de mais uma crise. A pressão de lideranças por ministérios no governo Lula tem causado estranhamentos entre os quadros do partido.

Na quarta-feira à noite (30/11), o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, jantou com deputados do PSB que serão empossados em 2023. Alguns parlamentares disseram a Alckmin que o partido possui diversos quadros relevantes que não foram eleitos e que deveriam participar do governo.

Alckmin ouviu calado. Quando um dos presentes afirmou que os pedidos não deveriam ser endereçados a Alckmin, o vice-presidente eleito se virou para o correligionário e fez um sinal de joia.

Entre os ministeriáveis do partido estão o senador eleito Flávio Dino, o ex-governador Márcio França, o deputado Marcelo Freixo e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

Dino é visto como uma escolha certa para o Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Petistas afirmam que a nomeação contemplará uma das posições destinadas ao PSB, mas os pessebistas alegam que a indicação fará parte da cota pessoal de Lula, até por Dino ser neófito no partido.

Integrantes do partido próximos a França têm dito que a única indicação do PSB seria o ex-governador, para chefiar Cidades. Por fazer parte do grupo da área na transição, França tem discursado sobre assuntos relacionados à futura pasta, e sua postura na disputa é considerada muito agressiva.

Outro nome na corrida por um ministério, Marcelo Freixo participa do grupo de transição do Turismo, e é visto como um dos cotados para a pasta.

Paulo Câmara também tem sido citado para comandar diferentes pastas, entre elas a Controladoria-Geral da União.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?