metropoles.com

X respondeu à Justiça de SP enquanto ignorava ordens de Moraes no STF

Enquanto ignorava decisões do ministro do STF Alexandre de Moraes, X apresentou recurso à Justiça de SP em processo por danos morais

atualizado

Compartilhar notícia

Arte/Metrópoles
Alexandre de Moraes e Elon Musk, montagem -- Metrópoles
1 de 1 Alexandre de Moraes e Elon Musk, montagem -- Metrópoles - Foto: Arte/Metrópoles

O X, antigo Twitter, apresentou um recurso à Justiça de São Paulo enquanto ignorava decisões do ministro Alexandre de Moraes, do STF. O descumprimento de ordens do Supremo foi um dos motivos citados por Moraes para suspender a rede social em todo o país na última sexta-feira (30/8).

Em 15 de agosto, o X pediu que o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) rejeitasse um processo de danos morais movido pelo usuário José Raposo. Raposo alegou que em julho teve a conta invadida por um hacker, que aplicou golpes financeiros por meio da plataforma. O X nada fez, segundo Raposo.

A defesa do X enviou 34 páginas ao TJSP no dia 15. “O autor [Raposo] não sofreu qualquer espécie de dano originado de qualquer conduta praticada pelo X Brasil”. A manifestação ainda não foi analisada pelo tribunal.

Uma semana antes dessa resposta ao TJSP, o Twitter já ignorava decisões do STF. Em 7 de agosto, Moraes ordenou o bloqueio de perfis sob pena de multa diária de R$ 50 mil. Em 16 de agosto, o valor da multa foi ampliado. Não houve qualquer resposta da rede social. Em 17 de agosto, o bilionário Elon Musk, dono da empresa, disse que iria fechar a representação do X no Brasil.

“As condutas ilícitas de Elon Musk e X Brasil permanecem, pois continuam descumprindo TODAS AS ORDENS JUDICIAIS proferidas nos autos, e sua desobediência, até a presente data, acarretou o montante de R$ 18.350.000,00 (dezoito milhões, trezentos ecinquenta mil reais) em multas”, escreveu o ministro Alexandre de Moraes na decisão que suspendeu o X no país, na última sexta-feira. Na última segunda-feira (2/9), a decisão foi referendada pela Primeira Turma do STF por unanimidade.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Siga a coluna no Instagram

Siga a coluna no Threads

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?