metropoles.com

Virologista do “ministério paralelo” atacou comando da CPI nas redes

Além de insultar Aziz e Randolfe, Zanotto teve post marcado como fake news pelo Facebook

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Paolo Zanotto
1 de 1 Paolo Zanotto - Foto: Reprodução

O virologista Paolo Zanotto, que defendeu em setembro para Jair Bolsonaro a criação de um gabinete paralelo contra a pandemia, já atacou o comando da CPI da Covid e teve um post marcado como fake news pelo Facebook. As imagens da reunião foram trazidas à tona pelo repórter Sam Pancher nesta sexta-feira.

Na reunião de setembro no Palácio do Planalto, Zanotto pediu a criação de um “shadow board”, uma espécie de gabinete paralelo ou “grupo das sombras” contra a pandemia. Em seu discurso, Zanotto solicitou que Bolsonaro tomasse “extremo cuidado” com as vacinas contra a Covid. Naquela época, o Ministério da Saúde já ignorava e-mails da Pfizer com ofertas de imunizantes. O virologista será alvo de pedidos de convocação para depor à CPI.

Disse Zanotto em seu Facebook, na madrugada de 27 de maio, atacando o presidente e o vice-presidente da CPI, senadores Omar Aziz e Randolfe Rodrigues:

“Azzizz de máscara preta parece uma odalisca bombada posando de leão de chácara, né? Imagina o Rã dolfin sopranil se segurando para não pular no colo! Tá melhor que qualquer obra de telearte produzida no nosso país vizinho, do lado de lá do muro do 1 bertu”. (sic)Paolo Zanotto
Na véspera, o colegiado havia aprovado uma nova convocação para Eduardo Pazuello e Marcelo Queiroga. Em 4 de maio, horas depois do depoimento de Luiz Henrique Mandetta, Zanotto escreveu: “Ver o Mandetta lendo as respostas para as perguntas do Renan e seus acólitos hoje foi cômico! Os picarettas deram um show”.

No mês anterior, o virologista teve uma publicação marcada como fake news pelo Facebook. O texto, checado pelas agências Aos Fatos e Estadão Verifica, dizia falsamente que “cidade mineira não tem um único doente internado por Covid-19” desde 21 de fevereiro. Além de não haver nenhum estudo comprovando a eficácia de medicamentos precoces, os dados oficiais da cidade de São Lourenço (MG) registravam pelo menos três mortes e três internações por Covid no período.
Paolo Zanotto

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?