metropoles.com

Vigília vai monitorar violência política contra candidatos vulneráveis

Vigília Cívica, iniciativa da Rede Liberdade em parceria com o ITS-Rio, vai documentar casos de violência política e encaminhá-los ao TSE

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Bandeira LGBT Rodoviária
1 de 1 Bandeira LGBT Rodoviária - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p>

A Rede Liberdade, associação de advogados em defesa dos direitos humanos, e o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS-Rio) vão monitorar violações a direitos fundamentais no âmbito das eleições municipais deste ano.

A Vigília Cívica, nome da iniciativa, vai verificar e documentar atos de violência política contra candidatos de grupos vulneráveis, como pessoas indígenas, negras, da comunidade LGBTQIAPN+ e mulheres, e que já tenham sido alvo de violências no período da pré-campanha.

Os candidatos vão receber das entidades um formulário para denúncias, que serão reunidas pela Vigília Cívica e encaminhadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um relatório com dados sobre as principais violações e violências sofridas pelos candidatos também será produzido.

Além do observatório, o programa terá ainda uma outra frente a partir desta semana, com um workshop para capacitação política sobre o processo eleitoral.

 

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Siga a coluna no Instagram

Siga a coluna no Twitter

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?