metropoles.com

Mauro Vieira critica a embaixador israelense reação de Israel a Lula

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, e o chanceler Mauro Vieira reuniram-se no fim da tarde desta segunda-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Oliveira/Agência Senado
Mauro Vieira, à época ministro de Relações Exteriores, durante participação em audiência no S - Metrópolesenado
1 de 1 Mauro Vieira, à época ministro de Relações Exteriores, durante participação em audiência no S - Metrópolesenado - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, e o chanceler Mauro Vieira reuniram-se no fim da tarde desta segunda-feira (19/2) na sede do Itamaraty, no Rio de Janeiro.

A conversa durou cerca de uma hora e meia e nela Vieira disse a Zonshine que o governo brasileiro reprovou a forma como o embaixador Frederico Meyer, chefe da representação diplomática brasileira em Tel-Aviv, foi tratado hoje pelo ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, ao ser chamado no Museu do Holocausto.

Vieira pontuou a Zonshine que o embaixador brasileiro não sabia de nada que ocorreria, como a entrevista coletiva, em hebraico, idioma que Meyer não fala, tampouco que Lula seria declarado persona non grata. O gesto não foi adequado, segundo Vieira disse ao embaixador israelense, bem como a forma como o ministro das Relações Exteriores se referiu ao presidente Lula. Vieira pontuou que um chanceler não pode se referir a um presidente da República de outro país naqueles termos.

Zonshine tomou nota de tudo que lhe foi dito e disse que reportaria ao governo israelense o que ouviu.

Esta foi a quarta vez que Zonshine foi chamado pelo Itamaraty desde o início da guerra de Israel contra a Palestina. Nas outras ocasiões, declarações de Zonshine o levaram a ser chamado pelo Ministério das Relações Exteriores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?