metropoles.com

Vídeo: ministro de Lula diz para Tarcísio fazer o L por obra em Santos

Novo acordo entre o governo de São Paulo e Lula deu munição para o ministro Márcio França jogar Tarcísio de Freitas contra o bolsonarismo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Divulgação
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, aperta a mão do presidente Lula
1 de 1 O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, aperta a mão do presidente Lula - Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

O acordo entre Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para dividir os custos da construção do túnel submerso entre Santos e Guarujá serviu de munição para uma nova provocação do ministro Márcio França ao adversário bolsonarista.

França iniciou o governo como ministro de Portos e Aeroportos, mas hoje chefia a pasta do Empreendedorismo. Ele falava num sindicato de Santos, o seu reduto eleitoral, sobre o evento que acontecerá na cidade, nesta quinta-feira (2/2), com a presença de Lula e de Tarcísio. A fala de França ocorreu na segunda (30/1), horas após Lula posar para fotos com Tarcísio no Planalto.

“Para a construção do aeroporto do Guarujá, há 100 anos eu ouço essa história, e agora está lá o recurso do Guarujá. A perimetral do Guarujá, outros 50 anos de história mal falada. O túnel Santos x Guarujá. Ah, o Tarcísio quer entrar no túnel, ótimo. Deixa o Tarcísio fazer o L à vontade, não tem problema nenhum. Entra mais um. Vamos fazer todo mundo o túnel. Quanto mais gente fizer o túnel, melhor, mais rápido. Então o Tarcísio vai fazer o túnel junto conosco”, afirmou França.

Tarcísio estava irritado com a iniciativa de Lula de excluir o governo de São Paulo da construção do túnel submerso. A reunião entre os dois, no início da semana, distensionou a relação e assegurou o uso de recursos estaduais na obra. Ao final do encontro, Lula divulgou quatro fotos em que aparecia sorrindo ao lado do bolsonarista.

França já havia provocado Tarcísio após o Republicanos entrar no governo federal com Silvio Costa Filho, atual ministro de Portos e Aeroportos. Na ocasião, França disse que Tarcísio também havia aderido à base lulista. O governador ignorou a fala do rival.

Há uma estratégia política do governo federal para explorar o incômodo de bolsonaristas com a cordialidade entre Tarcísio e Lula. O empresário Otávio Fakhoury, que ajudou a campanha de Tarcísio em 2022, foi um dos nomes que vocalizou a insatisfação. Em seu perfil no X (o antigo Twitter), Fakhoury disse que o governador foi “um dos primeiros a ser contra a direita ter candidato na cidade de São Paulo” e que ele “está mais próximo de Lula do que nunca”.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?