Vídeo: Lula e Ronaldo Caiado deram uma palhinha de como será 2026
Lula e governador de Goiás, Ronaldo Caiado, divergiram durante reunião no Palácio do Planalto
atualizado
Compartilhar notícia
Lula e Ronaldo Caiado talvez tenham dado uma palhinha nesta quinta-feira (31/10) do que veremos em 2026 numa eventual disputa entre os dois.
Num dado momento do encontro de Lula com oa governadores ontem, Caiado disse que teme uma eventual perda de prerrogativas das forças de segurança estaduais, porque a PEC da Segurança proposta por Lula prevê dar mais poderes para a Polícia Federal e criar uma nova polícia ostensiva, como a polícia militar, mas sob a alçada da União. E aproveitou para dizer que Goiás não tinha problemas de segurança na mesma proporção que outros estados do país porque, lá, ele havia “acabado” com o crime.
Veja o vídeo:
Mais tarde, na réplica, Lula ironizou:
“O dado concreto é que é uma situação muito complicada no Brasil inteiro. Eu tive a oportunidade de conhecer hoje o único estado que não tem problema de segurança, que é o estado de Goiás. Que eu peço pro Lewamdowski [ministro da Justiça] ir lá levantar, que pode ser referência para os outros governadores. Em vez de eu ter chamado, era o Caiado que tinha que ter chamado a reunião para orientar como é que se comporta, para gente acabar com o problema da segurança em cada estado“, afirmou o presidente.
Segurança pública é um dos temas que mais dá voto à direita e mais tira da esquerda. É um dos motores da polarização, e a mudança a longo prazo, estrutural, é muito mais difícil de comunicar do que a solução rápida, imediata, que sacia a sede de vingança de que foi alvo de algum crime, ao se “matar um bandido” ou prender mais e mais, lotando prisões e empilhando corpos que saem dali mais criminosos do que entraram.
Ronaldo Caiado captou isso anos atrás e se fez em cima dessas (e de outras) bandeiras. Se de fato sair candidato ao Planalto em 2026, não vai ser diferente.