Deputado negro acusa bolsonarista de gesto racista; ele nega
Enquanto deputado negro do PT discursava, Renan Jordy, do PL do Rio de Janeiro, fez um gesto que foi considerado racista
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado estadual Renan Jordy, do PL do Rio de Janeiro, fez um gesto que foi considerado racista nessa terça-feira (17/9) na Assembleia Legislativa, ao discutir com o deputado estadual Renato Machado, do PT, que é negro. Machado afirmou que vai acionar o Ministério Público do Rio de Janeiro. Jordy negou que o gesto tenha sido racista e deu outra explicação.
Enquanto Machado discursava, Jordy, que encarava o parlamentar, apontou o dedo para o paletó preto que usava e movimentou o dedo, dando a entender que era algo relacionado à pele de Machado.
Veja o vídeo:
Segundo Jordy, ele apontou o dedo com o objetivo de dizer algo como “Olha como estou tremendo de medo”.
A razão da discussão era a concessão de medalha em homenagem a Jojo Todynho. Jordy passou a atacar petistas. Dizia Machado, quando Jordy fez o gesto:
“Você tem problema pessoal comigo. Mas, se você tem problema pessoal com algum desses aqui, você dirige a palavra pessoalmente a cada um, mas você não me inclui”.
Jordy disse que não haveria sentido em ser racista quando a discussão era por que ele propunha dar uma medalha para homenagear uma mulher negra:
“Eu disse que a esquerda tem uma senzala ideológica, em que coloca o negro que não é de esquerda”.
Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp
Siga a coluna no Instagram