Vídeos mostram Arquivo Nacional com goteiras, poças e acervo ameaçado
Arquivo Nacional diz que nenhum documento foi danificado; órgão guarda documentos históricos da ditadura militar
atualizado
Compartilhar notícia
O Arquivo Nacional em Brasília teve uma série de goteiras na última quinta-feira (24/10), em meio à volta do período chuvoso na capital. No prédio ao lado, a Imprensa Nacional, responsável pelo Diário Oficial da União, também teve vazamentos de água.
Servidores do Arquivo Nacional tiveram de cobrir às pressas armários que guardam documentos históricos. Segundo o órgão, nenhum documento foi danificado pela água.
Veja o vídeo:
Com documentos históricos desde o século XVIII, o Arquivo Nacional em Brasília é reconhecido por manter o acervo do antigo Serviço Nacional de Informações (SNI) da ditadura militar. Lá estão ainda os Atos Institucionais, que deram aos generais no comando o país o poder para fechar o Congresso; prender qualquer pessoa, sem a possibilidade de habeas corpus; revogar a liberdade de expressão e reunião, entre outras arbitrariedades.
Procurado, o Arquivo Nacional afirmou que pretende reformar a cobertura de sua filial em Brasília, e que vem tomando medidas para proteger o acervo.
“Está prevista a reforma da cobertura, além de outras intervenções necessárias para a adequada preservação do acervo existente”, afirmou o órgão ligado ao Ministério da Gestão, acrescentando: “Antes das chuvas, o Arquivo Nacional executou vistoria, limpeza das calhas e dos abacaxis, troca de telhas quebradas, substituição de mantas e proteção do acervo em pontos específicos onde já haviam sido registradas infiltrações”.
Procurada, a Imprensa Nacional não respondeu. O espaço segue aberto a eventuais manifestações.