Vice de Marília Arraes emplacou indicação em estatal com Arthur Lira
Marília Arraes tenta tachar adversária de bolsonarista: “Será que ela é?”, diz propaganda; vice Sebastião Oliveira emplacou diretor no Dnocs
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado Sebastião Oliveira, vice de Marília Arraes na disputa pelo governo de Pernambuco, intermediou com o bolsonarista Arthur Lira, presidente da Câmara, a indicação do atual diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). A negociação aconteceu em 2020, quando Jair Bolsonaro fortaleceu o poder do PP, partido de Lira, na estatal.
Apesar das ligações do vice com o bolsonarismo e o Centrão, Arraes tem tentado tachar de bolsonarista Raquel Lyra, sua adversária no segundo turno ao governo pernambucano. “Todo mundo em volta de Raquel é contra Lula e a favor de Bolsonaro. Será que ela é?”, disse uma propaganda da candidata apoiada pelo petista. Nesta semana, a Justiça Eleitoral deu direito de resposta a Lyra por essa peça.
Em maio de 2020, Sebastião Oliveira, deputado do Avante de Pernambuco, indicou Fernando Marcondes de Araújo Leão à diretoria-geral do Dnocs. Na época da nomeação, Leão devia R$ 176 mil à União, como mostrou a coluna. Oliveira levou a indicação do apadrinhado a Arthur Lira, que a concretizou com Jair Bolsonaro. No ano seguinte, Lira seria eleito presidente da Câmara com o apoio do Planalto.
O vice de Marília Arraes foi alvo de uma operação da PF em 2020, por supostos desvios em obras do Recife. Sebastião Oliveira é sobrinho de Inocêncio Oliveira, que presidiu a Câmara de 1993 a 1995. Durante o comando da Casa, Inocêncio foi acusado de usar o Dnocs para perfurar poços artesianos em suas terras. Procurada, a campanha de Marília Arraes não respondeu.