Vice da OAB-RJ se filiou a associação de juristas bolsonaristas
A associação tem como filiados advogados, juízes, ministros e promotores que se apresentam como “conservadores”
atualizado
Compartilhar notícia
A vice-presidente da OAB do Rio de Janeiro, Ana Tereza Basílio, se filiou a Associação Brasileira de Juristas Conservadores (Abrajuc), formada em grande parte por aliados de Jair Bolsonaro no mundo da advocacia e no Judiciário.
A associação tem como filiados advogados, juízes, ministros e promotores que se apresentam como “conservadores”.
A Abrajuc organiza diversos eventos pelo Brasil e conta com nomes como Ives Gandra, jurista que defendeu o uso moderador das Forças Armadas como poder moderador; o senador e advogado Flávio Bolsonaro e o ministro do STF André Mendonça.
A filiação de Basílio foi em agosto de 2023, e tem sido considerada um movimento para angariar apoio na disputa pela presidência da OAB-RJ neste ano.
(Atualização às 10h do dia 6 de abril de 2024: Após a publicação do texto, a Abrajuc entrou em contato com a coluna e disse que é uma entidade “apartidária, conforme reza seu estatuto social registrado em cartório”. “A Abrajuc nunca defendeu a eleição de qualquer político em território nacional, nunca endossou nenhuma candidatura, e jamais se filiou a quaisquer correntes partidárias e ideológicas”.
A associação afirmou que “busca promover, por meio de eventos republicanos, a filosofia conservadora, baseada em princípios democráticos e sempre primando pelo império da lei e principado de nossa Constituição da República. Somos defensores do Estado de Direito, da democracia e das liberdades civis e individuais, em harmonia com os valores e princípios do conservadorismo clássico”.)