Vencedora do Nobel narra em livro relação com homem 30 anos mais jovem
Annie Ernaux fala sobre a reprovação da sociedade francesa sobre seu relacionamento e reflete sobre o papel do jovem em sua vida
atualizado
Compartilhar notícia
A escritora Annie Ernaux, vencedora do Prêmio Nobel de 2022, conta em sua nova obra, “O jovem”, a história do relacionamento que teve, aos 54 anos, com um estudante trinta anos mais novo.
Em uma das passagens, Ernaux fala sobre a reprovação da sociedade francesa sobre seu relacionamento e reflete sobre o papel do jovem em sua vida.
“Meu corpo não tinha mais idade. Era necessário o olhar pesado e reprovador de clientes ao nosso lado num restaurante para que eu me desse conta desse corpo. Olhar que, longe de me envergonhar, reforçava minha determinação de não esconder meu relacionamento com um homem ‘que poderia ser meu filho’, enquanto qualquer sujeito de cinquenta anos podia se exibir com uma moça que claramente não era sua filha sem nenhuma reprovação”.
O livro sai ainda neste mês pela editora Fósforo e traz reflexões da autora sobre o desejo feminino, relações entre pessoas de idades e classes sociais diferentes, a passagem do tempo e a memória.