Vem aí a biografia do SUS
Livro “SUS: uma biografia. Lutas e conquistas da sociedade brasileira” será lançado no próximo dia 5
atualizado
Compartilhar notícia
Aos 36 anos de idade, o Sistema Único de Saúde (SUS) ganhará uma biografia no próximo dia 5. O livro conta como o maior sistema público de saúde do mundo foi construído e como a desinformação e a corrupção ameaçam o SUS.
“SUS: uma biografia. Lutas e conquistas da sociedade brasileira” foi escrito pelo médico Luiz Antonio Santini, ex-diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer (Inca), e o historiador Clóvis Bulcão, autor de obras sobre a princesa Leopoldina e o padre Antônio Vieira.
A obra traz relatos de médicos, políticos e acadêmicos envolvidos na luta por fortalecer o sistema de saúde que já atendeu mais de 190 milhões de pessoas gratuitamente. O livro mostra também que o SUS levou ao pioneirismo em transplantes, fez despencar a mortalidade infantil e criou a vigilância sanitária. Isso graças ao artigo 196 da Constituição Federal de 1988, que definiu que “a saúde é direito de todos e dever do Estado”.
“Os últimos anos foram pedagógicos: tudo isso pode ser perdido”, alerta a obra, que resgata os ataques do governo Bolsonaro ao SUS durante a pandemia e estimula o leitor a lutar para manter o sistema funcionando.