metropoles.com

Vaccari quer Petrobras fora de assistência de acusação da Lava Jato

Petrobras está na assistência de acusação da Lava Jato por iniciativa própria e com aval do ex-juiz Sergio Moro; Vaccari defende saída

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
vaccari
1 de 1 vaccari - Foto: null

O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto tem defendido junto ao governo que a Petrobras saia da assistência de acusação da Lava Jato, posição que ocupa desde 2015 por iniciativa própria e com o aval do então juiz Sergio Moro. Desde então, a empresa está ao lado do Ministério Público Federal (MPF) nos processos contra empreiteiros, lobistas e ex-diretores que foram presos, entre eles Nestor Cerveró (Internacional), Renato Duque (Serviços) e o finado Paulo Roberto Costa (Abastecimento). O tema divide opiniões no governo e tem como pano de fundo a disputa de narrativas em torno dos crimes descobertos na Petrobras.

O argumento de Vaccari é que a Petrobras, ao se manter ao lado do MPF, acaba agindo contra o governo, formado por muitos quadros que foram investigados ou eram aliados de alvos da Lava Jato. Ele considera necessário que a empresa deixe a posição para reforçar o que Lula vem falando sobre a Lava Jato ter como objetivo, na verdade, destruir a empresa para criar condições para sua privatização.

Disse Lula em junho, na posse de Magda Chambriard, nova presidente da estatal:

“Com o falso argumento de combater a corrupção, a Operação Lava Jato queria o desmonte da Petrobras. Se fosse verdade o discurso, que se punisse os corruptos, deixando intacto o patrimônio do povo brasileiro. (…) A operação Lava Jato na verdade mirava o desmonte e a privatização da Petrobras. O que fizeram foi tentar destruir a imagem da empresa”.

A tese de Vaccari não é nova e já havia sido apresentada a Jean Paul Prates. A expectativa é que agora o mesmo pleito seja levado a Magda Chambriard.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?