Usuários de redes reagem à política com medo e tristeza, diz estudo
Levantamento considerou publicações em Facebook, TikTok e Instagram; no TikTok, tristeza representa 34% da reação ao tema política
atualizado
Compartilhar notícia
Usuários de redes sociais têm reagido com medo e tristeza em relação ao tema “política“, às vésperas do primeiro turno das eleições municipais. A resposta predominante é negativa, apontou um levantamento feito pela agência Latam Intersect.
A pesquisa considerou publicações em Facebook, TikTok e Instagram, com o uso da tecnologia Delta Analytics. No Facebook, o medo foi a reação mais frequente à política, com 22% dos posts, seguida de distanciamento, com 17%. Para os usuários do TikTok, o sentimento dominante sobre o tema é a tristeza, com 34%.
O Instagram, por seu turno, registrou um cenário menos pessimista. Para 28%, a expectativa foi a reação mais comum. O medo veio em seguida, em 18% das publicações.
No mês passado, um estudo da mesma agência mostrou que as redes sociais reagiram com felicidade à cadeirada de Datena em Pablo Marçal no debate à Prefeitura de São Paulo na TV Cultura. Apenas no Instagram, a felicidade foi registrada em 74% dos posts sobre a agressão física.