metropoles.com

Um ponto em comum em falas de Alexandre de Moraes e Jair Bolsonaro

Moraes disse haver “hipocrisia mundial” em torno de discursos e práticas sobre mudanças climáticas e, assim como Bolsonaro, citou Noruega

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Mauro Cid Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes se cumprimentam - Metrópoles
1 de 1 Mauro Cid Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes se cumprimentam - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro do STF Alexandre de Moraes deu nessa segunda-feira (22/7) declarações que guardam semelhança com um ponto de vista de seu desafeto Jair Bolsonaro sobre exigências de países estrangeiros em relação à preservação do meio ambiente.

Moraes, assim como já fez Bolsonaro, citou a exploração de petróleo na Noruega como um ponto de controvérsia entre discurso e prática de países desenvolvidos contra as mudanças climáticas. O ministro disse haver uma “hipocrisia mundial” em torno do assunto.

“Não podemos também cair em uma hipocrisia mundial. A Noruega recentemente autorizou mais 20 licenças para exploração de petróleo no seu mar, indo contra o Tratado de Paris. E, ao mesmo tempo, é um país que exige de todos os outros países, para repassar o fundo ambiental, cumprimento de certas metas”, disse Moraes.

As declarações de Alexandre de Moraes, grande inimigo do bolsonarismo, foram dadas por ele durante um evento do Lide em São Paulo. O ministro comentava desafios do Brasil entre conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

Em 2019, primeiro ano de seu mandato, Bolsonaro também mirou a Noruega ao criticar o discurso ambiental do país. Além de citar a produção de petróleo do país escandinavo, o ex-presidente disse, bem a seu modo, que o país “mata baleia lá em cima, no Polo Norte”.

“A Noruega não é aquela que mata baleia lá em cima, no Polo Norte, não? Que explora petróleo também lá? Não tem nada a dar exemplo para nós. Pega a grana [do Fundo da Amazônia] e ajude a Angela Merkel a reflorestar a Alemanha”, afirmou.

 

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Siga a coluna no Instagram

Siga a coluna no Twitter

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?