metropoles.com

Um ano depois, Congresso não aprovou nenhum projeto proposto pela CPI

CPI da Pandemia propôs 17 projetos de lei, nenhum aprovado; propostas incluem pensão para órfãos de vítimas da Covid e combate a fake news

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
movimento de enterros e carros de funerária no cemitério vale da paz, em goiânia, goiás
1 de 1 movimento de enterros e carros de funerária no cemitério vale da paz, em goiânia, goiás - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Um ano depois, o Congresso Nacional não aprovou nenhum dos 17 projetos de lei propostos pela CPI da Pandemia. Os únicos três que receberam aval do Senado e estão travados na Câmara são meramente simbólicos, sem impacto concreto.

A CPI da Pandemia aconteceu no Senado, que autorizou os trabalhos só após ser obrigado pelo STF. Desde o relatório final, em outubro do ano passado, a Casa aprovou apenas três propostas simbólicas: a criação do Dia Nacional em Homenagem às Vítimas da Covid, a Ordem do Mérito da Saúde, e o Livro dos Heróis da Pandemia. Os três textos aguardam a definição de relatores em comissões da Câmara.

Os projetos mais importantes seguem emperrados em comissões do Senado. Depois, ainda terão de passar pelo plenário da Casa antes de ir à Câmara. É o caso do texto que cria pensão especial para órfãos de vítimas da Covid, que matou 687 mil brasileiros até hoje, e de outro que tenta conter fake news.

O projeto que aumenta penas para crimes praticados pelo governo em situação de emergência nacional, por exemplo, nem sequer tem um relator na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O que define o crime de extermínio, por seu turno, não ganhou até hoje um relator na Comissão de Assuntos Sociais da Casa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?