metropoles.com

Um a cada 3 na fila do INSS é pessoa com deficiência de baixa renda

Governo Lula prometeu zerar fila do INSS, que tem 1,3 milhão de pessoas; 435 mil são brasileiros com deficiência e de baixa renda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
fila em frente à agência do INSS
1 de 1 fila em frente à agência do INSS - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Um a cada três brasileiros na fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma pessoa com deficiência de baixa renda. A fila total, que o governo Lula prometeu zerar, tem 1,3 milhão de cidadãos.

Pelo menos 435 mil pessoas, ou 34%, aguardam pelo Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência, conhecido como BPC. Trata-se da categoria com mais pedidos na fila. O pagamento é de um salário mínimo mensal, que hoje está em R$ 1.320, e busca amparar pessoas sem condições de se sustentar.

O segundo maior grupo na fila é o de aposentadoria por idade. São 255 mil pessoas, o equivalente a 20%. Para se aposentar por idade, homens precisam ter ao menos 65 anos, e mulheres, 62. Também é necessário ter contribuído ao INSS por pelo menos 15 anos.

Em seguida está a pensão por morte previdenciária: 137 mil pessoas, ou 10% do total. Essa pensão é paga aos dependentes econômicos de um trabalhador que morre. Esse trabalhador precisa ter contribuído para o INSS.

Quando assumiu o Ministério da Previdência, recriado no governo Lula, o ministro Carlos Lupi prometeu zerar a fila do INSS. Questionado pela coluna, o ministério não forneceu prazo algum para que isso aconteça. Os documentos foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?