metropoles.com

UFF vai formar peritos independentes da polícia do Rio de Janeiro

A Universidade Federal Fluminense (UFF) criou um curso de extensão para formar peritos independentes da Polícia Civil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
peritos
1 de 1 peritos - Foto: Reprodução

A Universidade Federal Fluminense (UFF) criou, em parceria com o Ministério da Justiça, um curso de extensão de perícia técnica para formar peritos independentes da Polícia Civil. O termo de cooperação entre a universidade e a pasta foi assinado na última semana após uma reunião com o ministro Flávio Dino, em junho, que estruturou o programa.

O principal objetivo do curso é formar peritos que atuem em casos de violência institucional e violação dos direitos humanos. Os alunos irão atuar em parceria com organizações sociais e com as Defensorias Públicas do Rio de Janeiro e São Paulo na elaboração de relatórios de perícia paralelos ao da Polícia Civil.

Estudantes de diversos cursos, como direito, química e medicina, poderão participar do curso de extensão. O projeto irá aplicar conhecimentos científicos e técnicos para elucidar casos onde ocorreram violações de direitos humanos.

A criação de uma perícia independente segue recomendações da ONU e da Comissão Nacional da Verdade sobre a autonomia das perícias, que, no Rio de Janeiro, é subordinada à Polícia Civil.

Os alunos farão perícias de casos concretos, como o massacre na favela de Paraisópolis, em São Paulo, e o assassinato das crianças Emily e Rebecca, na Rocinha, no Rio de Janeiro. O projeto terá duração de dois anos.

Além de analisar casos que já aconteceram, o grupo de peritos independentes irá apresentar laudos alternativos aos da Polícia Civil no Rio de Janeiro e da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo em novos casos que venham a acontecer.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?